Mercado dos smartphones espera quedas nos envios para este ano
O mercado dos smartphones tem vindo a registar algumas quedas, o que leva também a que sejam feitos alguns ajustes nas previsões para os próximos tempos.
A empresa IDC reviu em baixa os valores associados com o número de smartphones enviados para o mercado este ano, seguindo a tendência do mercado e os fatores financeiros. A empresa estima que sejam enviados para o mercado menos dispositivos do que os inicialmente apresentados nas previsões.
Com isto, espera-se que o envio de smartphones para o mercado registe uma queda de 1.1% em 2023, para os 1.19 mil milhões de unidades enviadas para o mercado. As estimativas anteriores colocavam este valor com um crescimento de 2.8% para este ano, mas a IDC estima que a recuperação do mercado apenas se venha agora a verificar em 2024.
Nabila Popal, diretora da divisão de pesquisa da IDC, afirma que “Com custos crescentes e desafios contínuos na demanda do consumidor, os OEMs estão bastante cautelosos em relação a 2023. Embora finalmente haja boas notícias vindo da China com a recente reabertura, ainda há muita incerteza e falta de confiança, o que resulta em um perspectiva cautelosa. No entanto, continuamos convencidos de que o mercado global retornará ao crescimento em 2024, assim que superarmos esses desafios de curto prazo, pois há um ciclo de atualização reprimido significativo nos mercados desenvolvidos, bem como espaço para a penetração de smartphones em mercados emergentes para alimentar um crescimento estável de longo prazo. crescimento a prazo”.
Espera-se que as quedas venham a ser mais sentidas no departamento de dispositivos Android, onde as estimativas apontam para uma queda de 1.2%, enquanto no iOS as quedas devem ser de 0.5%.
Em parte, isso deve-se ao número de dispositivos Android que são comprados a baixo custo, e que existem em maior número no mercado por parte das diferentes fabricantes existentes. No entanto, em ambos os casos, as estimativas apontam que os consumidores terão menos poder de compra, e como tal, terão menos capacidade para comprarem novos dispositivos móveis.
No entanto, existem alguns pontos a ter em consideração. Para começar, a IDC estima que os dispositivos com suporte a redes 5G venham a ser um ponto de vendas este ano, com 62% dos dispositivos vendidos a contarem com suporte para esta tecnologia.
Ao mesmo tempo, o preço médio para compra de um novo smartphone deverá passar para os 376 dólares, registando assim uma queda dos 415 dólares de 2022.