Windows 11 recebe nova build 25309 no canal Dev
A Microsoft encontra-se a disponibilizar hoje uma nova atualização para o Windows 11, dentro do programa Insider, e mais concretamente do canal Dev. A nova build 25309 começou hoje a ficar disponível para os utilizadores neste canal.
Esta nova build chega com algumas melhorias para o sistema, e que serão certamente visíveis por muitos. Para começar, existe um novo gestor de áudio do sistema, que agora permite mais rapidamente alternar os dispositivos de saída de som, bem como os efeitos dos mesmos.
Este também pode ser rapidamente acedido via o atalho WIN + CTRL + V, o que poderá ser útil para quem goste de atalhos.
Ao mesmo tempo, os utilizadores também podem agora controlar o volume de aplicações em formato individual, invés de ser apenas a nível do volume geral do sistema. De notar, no entanto, que esta novidade não se encontra disponível para todos os utilizadores, mesmo quem tenha atualizado para a build, e a ativação parece estar a ser feita a nível dos servidores da Microsoft.
Foram ainda feitas melhorias na forma como o teclado virtual é apresentado, útil sobretudo para sistemas que tenham interface de toque e que sejam usadas com teclados externos. O Windows agora pode rapidamente alternar entre mostrar ou não o teclado virtual, conforme diferentes ações.
Existe ainda a nova funcionalidade conhecida como “Auto Color Management (ACM)”, que basicamente permite adaptar diferentes perfis de cor para cada aplicação que se encontre no sistema. Desta forma, os utilizadores podem ter configurado um perfil de cor do ecrã diferente para cada app que usem dentro do Windows – útil sobretudo para quem costume realizar trabalhos focados em cores ou onde estas sejam importantes.
Outra novidade desta build poderá ser encontrada no momento de terminar a sessão, ou alterar o utilizador, sendo que agora pode surgir um conjunto de novas notificações nesta secção para relembrar os utilizadores de ativarem alguns dos serviços e funcionalidades do Windows.
Foram ainda feitas melhorias sobre a barra de pesquisa, na barra de tarefas, para a adaptar melhor adaptar sobre o modo escuro.
Foram ainda feitas melhorias sobre o explorador de ficheiros, onde agora os utilizadores podem rapidamente verificar se estão a ver os testes das novas janelas do Explorador de Ficheiros, desenvolvidas sobre a versão do WinUI 3. Isto será visível sobre a existência de uma pequena “pizza” na barra de comandos do sistema.
Por fim, os widgets contam agora com pequenas alterações a nível dos ícones e do texto a nível da meteorologia, que devem permitir ver os conteúdos melhor sobre o tema claro e escuro do sistema.
Obviamente, foram também lançadas algumas correções, entre as quais se encontra uma falha que poderia levar alguns dispositivos USB a não serem reconhecidos no sistema, sobretudo teclados e ratos USB. Foram também realizadas várias correções a nível do Explorador do Windows e da barra de tarefas.
No entanto, como se trata de uma versão em desenvolvimento, os utilizadores devem estar preparados para eventuais bugs no mesmo. Em todo o caso, quem se encontre no canal Dev, pode agora atualizar via o Windows Update.