Windows 11 pode finalmente remover o VBScript
A terminar o mês de fevereiro, a Microsoft lançou a nova atualização Moment 2 do Windows 11, que veio trazer consigo algumas novidades para o sistema. E desde então, mais novidades começaram a surgir também para os utilizadores nas versões Dev e Beta, dentro do programa Insider.
No entanto, os rumores indicam que a Microsoft já se encontra a trabalhar na nova atualização Moment 4, que deve chegar durante a segunda metade de 2023, e deve trazer consigo ainda mais mudanças – e deverá ser oficialmente conhecida como Windows 11 23H2.
Uma das alterações pode vir, teoricamente, a garantir um pouco mais de segurança para o sistema. A versão mais recente do Windows 11 sobre o canal Dev, na build 25309, surge agora com a possibilidade dos utilizadores desinstalarem o VBScript, que é bem conhecido como sendo uma das portas de entrada para malware nos sistemas – é basicamente o motor base que permite correr ficheiros de scripts no Windows.
O VBScript possui falhas graves de segurança, tanto que a Microsoft teve de o desativar por completo do Internet Explorer em certo ponto. Apesar de ainda poderem existir usos legítimos para o mesmo, na maioria dos casos, em sistemas atuais, é mais usado para atividades maliciosas – portanto trata-se de um potencial ponto de problemas.
Permitir que os utilizadores removam o mesmo pode evitar que scripts deste género sejam executados no sistema, o que pode garantir uma camada adicional de segurança para o mesmo. Para já, a alteração parece estar a ser aplicada apenas na versão Dev do Windows 11, que se encontra disponível no programa Insider.