Epic Games Store vai permitir que qualquer um envio jogos para a plataforma
A Epic Games encontra-se a preparar para grandes mudanças sobre a sua plataforma de distribuição digital de jogos, permitindo agora que qualquer utilizador possa publicar os seus próprios jogos na mesma.
Esta mudança na Epic Games Store vai permitir a qualquer criador de videojogos publicar, em nome próprio, as suas criações dentro da loja de jogos da empresa. Com isto, ficará mais simples de aceder a novos títulos, e a lista de títulos disponíveis na Epic Games Store também deve aumentar consideravelmente.
Uma das grandes vantagens da Epic Games Store em comparação com plataformas como a Steam encontra-se nas taxas das comissões. A plataforma da Epic Games apenas fica com 12% de comissão das receitas dos títulos publicados sobre a plataforma, enquanto os programadores ficam com os restantes 88%.
Este valor será consideravelmente mais em conta que o praticado em outras plataformas digitais. Como exemplo, a Valve cobra uma comissão de 30% para a Steam – embora este valor venha a descer quando se atingem determinadas metas de receitas com um jogo.
Além disso, a Epic Games não fica com qualquer comissão das compras feitas dentro dos jogos, portanto os criadores podem ficar com todos os ganhos dessa fonte, sendo isso mais um atrativo para a plataforma, sobretudo para novos criadores deste género de jogos.
No entanto, é importante ter em consideração que o envio de jogos para a plataforma não será gratuito. Os utilizadores que pretendem enviar os títulos para a Epic Games Store necessitam de pagar a taxa de registo de 100 dólares – que é igual à da Steam.
Além disso, existem ainda algumas regras a ter em consideração. Por exemplo, caso os jogos suportem multi-jogador, estes devem ser compatíveis com todas as plataformas onde o mesmo se encontre – com a Steam, por exemplo. E se os jogos tiverem “achievements” noutras plataformas, necessitam também de os ter dentro da Epic Games Store.
Tim Sweeney, CEO da Epic Games, afirma que a empresa tem vindo a trabalhar na possibilidade de qualquer um publicar os seus jogos na plataforma faz algum tempo, e realmente começaram a surgir rumores para tal desde finais de 2021. No entanto, a plataforma apenas agora ficou oficialmente pronta para quem pretenda usar a mesma.
Ao mesmo tempo, a Epic Games garante que todos os jogos que venham a ser publicados continuam a ter de passar pelo processo de revisão da empresa, e que possuem regras consideravelmente mais restritas do que as verificadas em plataformas como a Steam. Por exemplo, dentro da Epic Games Store não são permitidos conteúdos com teor de adulto, algo que a Steam permite.
A ideia será manter a Epic Games Store livre de conteúdos que podem ser prejudiciais para os utilizadores ou para o publico alvo da plataforma.
As novas ferramentas para a publicação de conteúdos devem ficar disponíveis durante os próximos dias.