Google revela que vai adicionar IA nas suas ferramentas de produtividade
Não existe como negar que a Inteligência Artificial chegou para ser o “futuro” de muitos serviços na Internet, e a Google não é exceção. Apesar de um lançamento algo “tremido”, a Google também se encontra a desenvolver as suas tecnologias de IA para lançar, em breve, nos seus produtos.
E se a Microsoft vai revelar detalhes sob como pretende usar a IA nos seus produtos para produtividade num evento do dia 16 deste mês, agora a Google decidiu tentar ser a primeira a revelar essas novidades para os seus serviços.
A empresa confirmou que irá começar a usar mais conteúdos criados por IA nas suas plataformas, nomeadamente no Gmail e Docs, com o objetivo de facilitar o uso das mesmas por parte dos utilizadores finais.
Segundo a empresa, esta pretende começar a adicionar algumas funcionalidades de criação de conteúdos via IA para as suas plataformas, como forma de facilitar a criação de conteúdos nas mesmas. Estas funcionalidades devem começar a ficar disponíveis para alguns utilizadores, em formato de teste, durante os próximos dias, e devem eventualmente chegar a todos os utilizadores das plataformas da empresa nos próximos meses.
Acredita-se que estes sistemas venham a ser baseados na IA da empresa, conhecida como Bard, embora o funcionamento final dos mesmos ainda seja desconhecido neste ponto. No entanto, a empresa deixou um exemplo de como a tecnologia pode ajudar os utilizadores e empresas, como é o caso do Generative AI App Builder, um sistema que permite criar apps para empresas e governos através de IA.
De notar que todas as comunicações da Google apenas indicam que a empresa irá usar IA nos serviços, mas sem referir exatamente o Bard, a tecnologia que a Google revelou em Fevereiro, e que também foi alvo de críticas devido a alguns erros que foram apresentados durante a demonstração do sistema.