Nova botnet é capaz de lançar ataques DDoS de 3.3 Tbps
Existe uma nova botnet que se encontra a ser largamente usada para realizar ataques DDoS, e com potencial de causar graves problemas para quem tenha dispositivos vulneráveis.
Apelida de “HinataBot”, esta nova rede botnet foi descoberta pelos investigadores da Akamai, e foca-se para aproveitar falhas na SDK da Realtek, em routers da Huawei e servidores Hadoop YARN. A mesma foca-se nestes alvos, explorando falhas nos mesmos e aproveitando os dispositivos a que se encontram associados para realizar ataques DDoS massivos.
De acordo com os investigadores, a rede encontra-se atualmente em expansão, sendo que as primeiras atividades começaram a ser identificadas em janeiro de 2023. Desde então, o volume de ataques e de alvos para a mesma tem vindo a aumentar, e atualmente, a rede encontra-se capaz de lançar fortes ataques DDoS contra os alvos.
Depois de o malware se instalar nos dispositivos vulneráveis, este permanece silencioso, a aguardar comandos dos servidores de controlo da rede. Quando recebidos, estes iniciam o ataque contra alvos específicos, que sejam ditados pelos atacantes.
Os investigadores estimam que, com o uso total da rede atualmente existente, os atacantes sejam capazes de lançar ataques DDoS na escala dos 3.3 Tbps – e que este valor pode vir a aumentar consideravelmente ao ritmo que a rede também tem vindo a aumentar.
De notar que os investigadores apontam o facto que o HinataBot ainda se encontra em forte desenvolvimento, e como tal, as suas capacidades de infetar mais dispositivos podem vir a evoluir consideravelmente no futuro. Isto pode aumentar ainda mais as capacidades de ataque desta rede.