Twitter procura descobrir origem do leak de código fonte
Durante o dia de hoje foi confirmado que parte do código fonte do Twitter pode ter estado disponível publicamente, desde o dia 3 de Janeiro, a partir do GitHub. Em causa encontra-se a descoberta de um pedido de DMCA recente, que se focava em remover um repertório no GitHub, alegadamente contendo o código fonte da rede social.
Os ficheiros contendo o código fonte já não se encontram na plataforma, mas a conta de utilizador usada para partilhar os mesmos ainda se encontra ativa no serviço. E agora, o Twitter parece encontrar-se a tentar descobrir a origem do leak.
De acordo com o portal BleepingComputer, o Twitter encontra-se agora a tentar forçar o GitHub a revelar detalhes sobre o detentor da conta usada para partilhar o código fonte da plataforma. Em causa encontra-se a conta associada com o utilizador “FreeSpeechEnthusiasm”, que foi o responsável por partilhar o código agora eliminado.
O Twitter encontra-se a apresentar um caso para obter informações sobre o responsável da conta, nomeadamente dados identificativos do mesmo, para eventualmente avançar com um processo judicial, juntamente com os detalhes de todos os utilizadores que possam ter replicado o código fonte ou descarregado o mesmo.
Eventualmente, o Twitter encontra-se a tentar descobrir a origem do leak do código fonte da plataforma, com intenções de processar legalmente a pessoa responsável por tal. De notar que algumas fontes apontam que o código aparenta ter sido divulgado por um ex-funcionário do Twitter, que terá sido despedido da primeira vaga de despedimentos da empresa, no início deste ano.
Não se conhecem detalhes sobre o código fonte que estaria disponível, mas é possível que o mesmo possa ser usado para explorar eventuais falhas na plataforma. Ao mesmo tempo, também se desconhece o número de pessoas que poderão ter descarregado os conteúdos ou replicado o mesmo por outros meios.