Twitter alegadamente possui lista VIP de utilizadores na plataforma
O Twitter continua sob ondas agitadas, ainda mais agora que Elon Musk confirmou que o feed das recomendações da plataforma apenas vai indicar mensagens de contas verificadas pelo Twitter Blue.
No entanto, atrás do que é conhecido publicamente, parece que existem alterações no Twitter criadas especificamente para dar destaque a algumas contas da plataforma, em deterioramento de outras.
De acordo com o portal Platformer, o Twitter possui atualmente uma lista de contas especificamente criadas para dar mais visibilidade dentro do serviço, onde os conteúdos das mesmas são propagados em maior escala dentro das recomendações.
Esta lista aparenta ter sido criada pelo próprio Twitter, e encontram-se personalidades como LeBron James, Joe Biden, MrBeast, Dril, Ben Shapiro, entre outros. As contas recebem um tratamento preferencial dentro da rede social, com os seus conteúdos a alcançarem um valor muito mais elevado de utilizadores que o tradicional.
Da lista fazem ainda parte algumas personalidades de relevo para o Twitter, como o investidor Marc Andreessen, ou contas associadas com a Tesla e que costumam partilhar conteúdos diretamente da empresa.
Segundo o portal Platformer, a lista inclui mais de 35 contas diferentes dentro do Twitter que recebem um tratamento especial junto do algoritmo. De notar que a esta inclui-se ainda o tratamento que já era aplicado à conta de Elon Musk.
Os engenheiros da rede social foram responsáveis por criarem este sistema, e terão feito o mesmo para que, quando fosse identificado que as interações das contas estariam a cair, o algoritmo poderia ser ajustado para dar mais visibilidade aos conteúdos. Este terá sido um dos motivos pelo qual, em Fevereiro, os utilizadores foram subitamente apresentados com tweets de Elon Musk, quando o sistema estaria a ser criado.
Ao mesmo tempo, o Twitter parece igualmente dar prioridade ao feedback que recebe de personalidades de renome na plataforma, ou que sejam de interesse para Musk, invés dos utilizadores regulares da plataforma – e muitas vezes esses utilizadores podem ter um grande impacto nas decisões da plataforma.
A mesma fonte indica ainda que, face a estes sistemas, muitos funcionários dentro da empresa estranham o motivo de Elon Musk querer tornar público o sistema de algoritmos do Twitter, uma vez que é possível que algumas partes deste sistema podem ficar visíveis no mesmo. No entanto, alguns acreditam que Musk pode fornecer acesso apenas a uma pequena parte do código, e não ao sistema completo – possivelmente onde se encontram as partes específicas para criar esta lista “VIP” do Twitter.