ChatGPT é bloqueado em Itália por questões de privacidade
O ChatGPT começa a enfrentar alguma pressão por parte das autoridades em vários países, e a mais recente agora encontra-se em Itália, onde a plataforma da OpenAI foi bloqueada.
A entidade de proteção de dados de Itália confirmou que o ChatGPT encontra-se atualmente bloqueado no pais, alegadamente por não respeitar a privacidade de dados dos utilizadores e por não existir formas de validar a idade dos visitantes da plataforma.
A Autoridade Italiana para a Proteção de Dados afirma que a decisão vai ter efeitos imediatos, onde a plataforma deve ser bloqueada pelas principais operadoras do pais, limitando assim o acesso feito ao serviço da OpenAI.
Entre a justificação para a medida encontra-se o facto de a OpenAI não ser clara sobre a proteção dos dados dos utilizadores que usam a plataforma, nem os fins para que os mesmos são utilizados. Ao mesmo tempo são ainda deixadas referências ao facto que a OpenAI não aplica limites de idade para quem usa o serviço, colocando em risco os menores.
A OpenAI tem vindo a ficar sobre pressão nos últimos tempos, derivado do seu modelo de linguagem GPT. Ainda de forma recente foi criada uma carta aberta, assinada por vários nomes reconhecidos no mercado, a apelar para que seja feita uma pausa no desenvolvimento da tecnologia para criar regras especificas de controlo da mesma.