Windows 11 fica mais popular com utilizadores a saírem do Windows 7
O Windows 11 continua, lentamente, a crescer na adoção do mercado. Conforme existem mais utilizadores a deixar de lado o Windows 7 (agora descontinuado) e o Windows 10, a mais recente versão do sistema começa a ganhar mais destaque.
Os dados mais recentes da plataforma Statcounter indicam que, em Março, o Windows 11 registou um novo recorde de quota no mercado. De acordo com os mesmos, o Windows 11 encontra-se atualmente presente em 20.95% dos dispositivos com sistemas Windows.
Como seria de esperar, o Windows 10 ainda se encontra a dominar o mercado, com 73.46% dos sistemas atualmente a correrem esta versão. No entanto, os dados demonstram que o uso tem vindo a cair ligeiramente, conforme mais utilizadores realizam o upgrade para o Windows 11.
A ter em conta que existem alguns motivos pelos quais os utilizadores podem optar por não usar a versão mais recente do Windows, sobretudo tendo em conta as limitações dos requisitos de hardware – que alguns sistemas não se enquadram para o mesmo.
Além disso, a utilização do Windows 7 encontra-se a cair – como seria de esperar. O sistema deixou de receber suporte da Microsoft no início do ano, e como tal existem utilizadores que ainda se encontram a transitar para versões mais recentes – sejam do Windows 10 ou 11.
No início do ano, o Windows 7 ainda contava com 9.5% de quota no mercado, mas em Março este valor caiu para 3.7%. Paralelamente, o uso do Windows 10 passou de 68.86% para 73.46% no mesmo período.
O Windows 8/8.1 também verifica a mesma tendência, mas este sistema nunca obteve uma grande popularidade, mesmo tendo sido lançado depois do Windows 7.