Twitter Circle: uma tendência perigosa para a segurança das contas
De tempos a tempos surgem tendências pelo Twitter que acabam por se tornar virais, e uma das mais recentes é conhecida como “Twitter Circles” – não confundir com os “Circles” que o Twitter fornece como uma funcionalidade nativa da plataforma.
Os Twitter Circles são aplicações para a rede social, que permitem aos utilizadores verificar as contas com que os utilizadores mais interagem dentro do serviço. A ideia será mostrar as contas que se comenta e acompanha com maior regularidade, partilhando o resultado final na plataforma.
O problema encontra-se no risco que esta pequena “brincadeira” pode ter para as contas dos utilizadores. Algumas das plataformas que prometem criar este género de conteúdos fazem-no através de apps, que necessitam de aceder a informações das contas dos utilizadores.
E o acesso vai muito além de verificar apenas as interações que os utilizadores realizam dentro da plataforma. Num dos exemplos descobertos pelo TugaTech, estas aplicações encontram-se a requerer acessos avançados às contas dos utilizadores, que permite ver os seguidores, mas também ter praticamente controlo absoluto da conta em questão – incluindo a capacidade de seguir outras pessoas, banir as mesmas ou enviar mensagens, ou até alterar as configurações da conta em si.
Isto tudo apenas para que os utilizadores tenham uma pequena imagem com o seu círculo dentro do Twitter, enquanto que a app permanece com acesso em segundo plano na conta, e com o potencial de realizar várias atividades sobre a mesma.
Como sempre, é importante que os utilizadores tenham extremo cuidado quando aceitam que aplicações externas possam usar a conta do Twitter, tendo bastante atenção à lista de permissões. Se algo não parece bem para a funcionalidade que se pretende, possivelmente será algo a ter em atenção.