Edge agora permite bloquear conteúdos de reprodução automática
Os utilizadores do Microsoft Edge agora contam com uma nova funcionalidade, que pode ajudar a bloquear um dos conteúdos mais “irritantes” que existe em muitos sites.
A nova versão do Edge conta agora com uma nova funcionalidade, na qual os utilizadores podem limitar a reprodução automática de vídeos sobre diferentes sites. A nova versão do Edge no Canary conta agora com uma nova permissão para sites, sobre a reprodução automática de conteúdos, onde é possível agora escolher a opção para bloquear os mesmos.
Com esta nova opção, os utilizadores podem configurar o navegador para bloquear qualquer vídeo ou áudio que sejam reproduzidos de forma automática, assim que os utilizadores acedem a um site. Isto é uma prática que alguns websites realizam para reproduzir conteúdos patrocinados ou da própria plataforma, mas que acabam por ser bastante incómodos para a grande maioria dos utilizadores.
A nova opção pode ser configurada a partir de edge://settings/content/mediaAutoplay, onde se pode escolher o “Bloquear” para impedir que os conteúdos sejam reproduzidos automaticamente. De notar que estes ainda podem surgir no site, apenas não vão ser iniciados de forma automática.
De notar que a funcionalidade apenas se encontra disponível, de momento, para o canal Canary do Edge, mas espera-se que venha a ser integrada na versão estável do Edge em breve.
A ter em conta que esta funcionalidade, apesar de estar agora disponível num formato mais visível, não é propriamente “nova”. Os utilizadores do Edge podem ativar manualmente as flags para bloquear este género de conteúdos, através da opção “edge://flags/#edge-autoplay-user-setting-block-option”