Agência de notícias NPR vai deixar de publicar no Twitter
A agência de notícias National Public Radio (NPR) decidiu que vai abandonar o uso das suas 52 contas oficiais dentro do Twitter, depois de a plataforma ter decidido colocar um rótulo de conta associada com entidades governamentais na mesma.
O caso começou a ganhar destaque durante esta semana, quando a conta oficial da entidade recebeu uma indicação de se tratar de uma agência noticiosa com ligações ao governo – uma “tag” dentro do Twitter que, por norma, é integrada em entidades que são apoiadas por algum governo local.
A NPR, segundo a mensagem deixada no seu site, indica considerar que esta classificação por parte do Twitter é errada e enganadora, sendo que a empresa se trata de uma entidade privada e com independência editorial. A entidade refere que, dos mais de 300 milhões de dólares que recebe, apenas 1% é enviado de parcerias com entidades governamentais, e a maioria ao abrigo de apoios jornalísticos que ocorrem também noutras entidades.
Face a esta decisão do Twitter, a entidade decidiu também deixar de enviar as suas novas publicações para a plataforma, aconselhado os leitores da mesma a usarem outros meios para receberem as suas notícias.
Ao mesmo tempo, a NPR sublinha que perdeu a confiança na rede social e nas decisões que a mesma apresenta, e como tal, mesmo que a tag seja eventualmente removida no futuro, esta não irá voltar a usar as suas contas nessa plataforma.
A ter em conta que várias outras entidades de imprensa foram também marcadas com a tag de entidade afiliada a governos, entre as quais se encontra a BBC. Também de forma recente, numa entrevista para a BBC, Elon Musk referiu que o Twitter encontra-se agora a atingir um ponto de estabilidade financeira, apesar de todo o stress sentido pelo mesmo nos últimos meses.