Windows 11 recebe nova funcionalidade de controlo da privacidade
O Windows 11 encontra-se a receber uma nova funcionalidade focada em privacidade, que é capaz de permitir aos utilizadores controlar se uma determinada aplicação do sistema pode ou não identificar se o utilizador está ativamente a usar o seu dispositivo.
A nova funcionalidade encontra-se disponível na versão Beta mais recente do Windows 11, a 22624.1610, e basicamente é uma forma de os utilizadores controlarem se, usando as APIs do Windows, uma aplicação pode identificar se o utilizador está a usar o equipamento ou não.
Esta funcionalidade pode ser útil para quem pretenda garantir um pouco mais de segurança, e até mesmo desempenho, tendo em conta que algumas apps usam esta API para identificar quando o utilizador está a usar o sistema, e podem realizar certas tarefas no mesmo.
Com esta opção, o controlo agora pode ser dado ao utilizador, onde este pode ativar ou desativar a funcionalidade apenas para algumas apps, ou de forma global do sistema.
A ter em conta que algumas apps do Windows também usam esta funcionalidade para melhorar as funcionalidades do mesmo. Um dos exemplos encontra-se na capacidade de identificar se o utilizador está próximo do equipamento, e em caso negativo, bloquear automaticamente o sistema e proteger os dados da conta.
De notar que a funcionalidade apenas se encontra disponível na versão Beta do Windows 11 neste momento. Eventualmente deve ficar disponível para os utilizadores da versão estável do sistema.