Elon Musk criou nova empresa focada para desenvolvimento de Inteligência Artificial
Ao longo dos últimos tempos, Elon Musk tem sido uma das vozes críticas sobre as tecnologias de IA, sobretudo na forma como estas tecnologias podem vir a causar mais problemas do que aqueles que resolvem. No entanto, o empresário não parece estar a querer deixar de lado a nova vaga de interesse por este género de conteúdos.
Recentemente, Elon Musk criou a sua nova empresa focada em Inteligência artificial, conhecida como X.AI. O nome também não engana, sendo claramente uma referência para a Inteligência Artificial, conjugado com o termo “X”, que é bem conhecido de Musk na ideia que o mesmo pretende de criar uma app “para tudo”.
De acordo com o Wall Street Journal, a empresa X.AI Corp foi registada no Nevada, tendo Elon Musk como o único administrador da mesma. Ainda se desconhecem quais os planos de Musk para esta empresa, mas claramente deverá ser focada no estudo de tecnologias de Inteligência Artificial e derivados.
Do que se sabe, a empresa já estará à procura de financiamento, tendo sido autorizada a venda de 100 milhões de ações da mesma para a procura de capital, no sentido de desenvolver tecnologias focadas para esta área.
Apesar de ainda pouco se conhecer relativamente aos planos de Musk para a entidade, uma das possibilidades passa pela criação de uma entidade alternativa à OpenAI, que terá as suas próprias ideias e serviços. De relembrar que Elon Musk foi o cofundador da OpenAI faz mais de oito anos, mas acabou por sair da empresa em 2018 depois de alguns problemas com a administração atual.
Pouco depois de sair da OpenAI, Musk deixou duras críticas para a empresa, e apesar deste considerar o ChatGPT como uma tecnologia “terrivelmente boa”, o mesmo considera também que as limitações importas pela OpenAI acabam por prejudicar a mesma.
De relembrar que Musk foi uma das personalidades que, de forma recente, assinou uma carta aberta para que fosse realizada a pausa no desenvolvimento de tecnologias avançadas de Inteligência Artificial por seis meses.