iPhone encontra-se a perder popularidade na China
A China é um dos principais mercados para muitas empresas, e sobretudo para a Apple. Este é um dos países onde existe um maior volume de vendas dos dispositivos da empresa, em parte também devido à elevada densidade populacional.
No entanto, apesar de os dispositivos da Apple sempre terem sido algo populares no pais, parece que ultimamente essa tendência se encontra a cair. De acordo com um estudo realizado pela Escola de Gestão e Economia da Universidade de Nanchang, a popularidade do iPhone na China encontra-se atualmente em queda, com cada vez menos consumidores a optarem por comprar dispositivos da Apple.
Este estudo será certamente interessante, ainda mais se tivermos em conta os dados da empresa de análise de mercados Counterpoint, que apontam o iPhone 13, 13 Pro e 13 Pro Max como os dispositivos mais vendidos dentro do continente asiático.
No entanto, a queda que se verifica nos recentes estudos é associada com os próprios dados da Apple, e sobretudo as suas receitas. De acordo com os relatórios financeiros da Apple, a empresa teve um total de vendas de 65.77 mil milhões de dólares no mercado da China, apenas durante o primeiro trimestre deste ano.
Apesar de ser um valor superior ao dos principais rivais, este representa uma queda de 8% comparativamente ao ano anterior. Ou seja, existem menos consumidores na China a comprarem produtos da Apple em geral.
De acordo com o investigador Lu Hao, uma das possíveis explicações para esta queda pode encontrar-se na falta de inovação que os dispositivos da Apple possuem, sendo que todas as novas gerações de produtos acabam por contar com poucas melhorias face às anteriores. Ao mesmo tempo, os principais rivais da Apple começam a destacar-se com produtos novos e com diferenças significativas, que acabam por atrair a maioria.
O investigador sublinha ainda que, para o mercado atual, o interesse encontra-se a nível da capacidade de processamento e de memória, e que estes pontos são algo de interesse para quem procura um novo smartphone.
Ao mesmo tempo, tendo em conta todos os problemas económicos em diferentes países, os consumidores encontram-se a olhar cada vez mais para o preço – e aqui a Apple acaba por ter desvantagem, uma vez que apesar de fornecer produtos considerados como premium, o custo final dos mesmos é bastante mais avultado.
Isto não quer dizer que a Apple venha a ter problemas imediatos na China com as suas vendas, mas claramente o mercado encontra-se a alterar, e os consumidores agora procuram alternativas mais adaptadas aos tempos modernos e com características diferentes do que aquelas oferecidas pela Apple.