Dropbox explica como remove ficheiros públicos em violação de direitos de autor
Depois de, durante a semana passada, um utilizador ter relatado que o Dropbox estaria a aceder às contas dos utilizadores para eliminar arquivos reportados pela Digital Millennium Copyright Act (DMCA), a empresa optou por clarificar o seu processo de “eliminação” destes arquivos.
Segundo revela o portal Techcrunch, ao contrário do que é referido, o Dropbox não elimina os conteúdos das contas dos utilizadores, ou seja, não é acedido a nenhum dado nas contas dos utilizadores.
Quando o Dropbox recebe uma denúncia por parte da DMCA, a empresa inicia um processo de análise dos ficheiros em violação. Este processo é realizado automaticamente pelo sistema do serviço, sendo que este compara os dados dos ficheiros com assinaturas conhecidas de ficheiros em violação.
Dessa forma, caso um ficheiro em violação dos direitos de autor esteja a ser partilhado publicamente, o serviço é capaz de detetar o mesmo sem aceder aos dados dos utilizadores.
No entanto, o ficheiro em violação não é eliminado. Este apenas é impedido de ser partilhado publicamente, embora ainda possa ser acedido pelo utilizador da conta, assim como o download realizado, mas não publicamente.
Desta forma o Dropbox impede que conteúdos em violação dos direitos de autor sejam partilhados online sem que invada a privacidade dos utilizadores.