Winamp 5.8 surge em versão beta
Quem não se recorda do velhinho player Winamp? Considerado por muitos como um dos melhores players do passado, nos últimos anos o software tem vindo a cair em desuso. A AOL anunciou a descontinuação do player em meados de 2013, e desde que o desenvolvimento passou para a Radionomy.
Em 2016, um dos principais programadores do Winamp também tinha revelado que a versão 5.8 encontrava-se a ser desenvolvida, mas que a versão beta não chegou ao público nessa altura devido à falta de novidades e elevado número de bugs.
Apesar de terem passado vários anos desde a última grande atualização, surgiram recentemente informações que o player ainda poderá estar vivo. De acordo com o portal Neowin, foi recentemente descoberta na Internet uma versão beta do Winamp 5.8, a qual aparenta ser real (e não uma versão modificada por terceiros). No entanto, esta versão possui a data de Outubro de 2016, pelo que diversas alterações podem ter sido realizadas desde então.
Entre as principais mudanças desta versão encontra-se:
- Suporte ao Windows 8 e Windows 10
- Funcionalidades Pro removidas
- Alteração de decoders mp3, aac, H.264 e Mpeg-4 com variantes open-source
- Suporte a DRM
- Suporte a novas tecnologias de leitura de CDs do Windows
- Suporte a Windows Audio (WASAPI)
- Suporte a MP3 Encoder (com download adicional)
- Opção para remover suporte a vídeos por completo
Caso pretenda testar esta versão, o download pode ser realizado a partir deste link. De notar que alguns antivírus poderão marcar esta versão como sendo maliciosa – análise do VirusTotal pode ser encontrada aqui. Nos testes realizados pelo TugaTech não identificamos atividade maliciosa em prática, mas será importante considerar a mesma como versão não-final.
Tendo em conta que esta versão terá sido criada em 2016, muitas das funcionalidades podem também ter sido modificadas, ou descontinuadas de todo. No entanto é interessante ver que um dos players mais antigos no mercado ainda está a ser desenvolvido, mesmo que a um ritmo lento…
Voltaria a utilizar o Winamp? Deixe o seu comentário.