ChatGPT agora permite desativar recolha de dados para treino e histórico
A OpenAI lançou uma nova atualização, onde agora é possível usar o ChatGPT em formato “anónimo”. Neste novo modo do chatbot, os utilizadores podem optar por manter conversas com o sistema sem terem os dados recolhidos para treino da IA.
A OpenAI confirmou que se e encontra a lançar algumas novidades no ChatGPT focadas em garantir mais privacidade para os utilizadores. A partir das Definições das contas dos utilizadores, encontra-se agora a nova opção “Chat History & Training”, que permite desativar algumas das recolhas de dados que são feitas pela plataforma durante o uso da mesma.
Quando esta opção se encontra desativada, o ChatGPT deixa de guardar o histórico das conversas, e os dados enviados para a plataforma também não são usados para o treino da Inteligência Artificial e do seu modelo.
No entanto, a OpenAI ainda guarda os conteúdos dos chats nos seus sistemas por 30 dias, para garantir que os mesmos não são usados para abusos.
Ao mesmo tempo, a empresa encontra-se agora também a fornecer a capacidade dos utilizadores exportarem os seus conteúdos da plataforma, dando assim mais controlo sobre o que é recolhido pela mesma.
As novas opções devem encontrar-se já disponíveis nas contas do ChatGPT, a partir das definições das mesmas. Por padrão, a recolha encontra-se ativada.
A medida surge depois de algumas entidades terem apresentado dúvidas sobre a possível recolha e uso de dados dos utilizadores por parte da OpenAI com o ChatGPT, ao ponto que a plataforma foi mesmo bloqueada em países como a Itália.
Com isto, a OpenAI espera garantir um pouco mais de transparência e controlo sobre como os dados dos utilizadores são usados dentro da empresa e do chatbot.