Operadora T-Mobile confirma segundo roubo de dados de clientes em 2023
A operadora norte-americana T-Mobile revelou ter sido alvo de um segundo ataque em 2023, onde podem ter sido comprometidos dados pessoais de centenas de clientes da empresa, e dos quais os atacantes poderão ter recolhido durante mais de um mês.
De acordo com o portal BleepingComputer, o ataque sucede-se a outro que ocorreu no início do ano, onde dados de 37 milhões de clientes da operadora foram comprometidos. Neste caso, o ataque apenas afetou 836 clientes, mas ainda assim será grave, tendo em conta que existe informação potencialmente sensível que se encontra entre os conteúdos acedidos.
Segundo a mensagem enviada aos clientes afetados da operadora, esta terá identificado um acesso ilegítimo a alguns dos seus sistemas, que estaria a recolher dados sensíveis dos utilizadores. O ataque e recolha de dados terá ocorrido entre Fevereiro e Março de 2023. Os clientes afetados começaram a receber notificações do roubo dos dados a 28 de Abril de 2023.
A operadora indica que os conteúdos acedidos não incluem dados de chamadas ou dados financeiros, mas encontram-se dados sensíveis dos mesmos – como é o caso de nomes, moradas, números de segurança social, entre outros – que podem ser usados para esquemas de phishing e roubos de identidade. A empresa encontra-se ainda a oferecer dois anos de proteção de identidade pela Transunion myTrueIdentity.
Desde 2018, a operadora foi alvo de oito ataques de onde foram roubados dados dos clientes da empresa, em maior ou menor quantidade.