Autoridades detiveram 288 suspeitos de vendas ilegais na Dark Web
As autoridades de vários países realizaram recentemente uma mega operação, no sentido de deter alguns vendedores de conteúdos na Dark Web. A operação foi apelidada de “SpecTor”, e terá resultado na detenção de 288 vendedores de itens na Dark web, juntamente com a apreensão de 50.8 milhões de euros em dinheiro vivo e criptomoedas.
Os vendedores agora detidos encontravam-se ativos na plataforma “Monopoly Market”, conhecida na dark web pela venda de itens ilegais – sobretudo drogas – para compradores em todo o mundo. As autoridades terão obtido detalhes dos vendedores, juntamente com alguns dos compradores no portal, mas o foco foi deter para já os vendedores em larga escala dentro da plataforma.
O portal Monopoly Market foi lançado em 2019, mas as autoridades apreenderam o mesmo em Dezembro de 2021, sendo que desde então estiveram a analisar as informações do mesmo e dos seus vendedores.
De acordo com o comunicado da Europol, as autoridades da Alemanha foram das primeiras a deter alguns dos sistemas usados pelo portal, sendo que, desde 2021, estas foram recolhendo provas e dados sobre os compradores e vendedores na plataforma.
Os detidos encontravam-se localizados em França, Alemanha, Áustria, Holanda, Brasil, EUA e Reino Unido. Além das detenções de 288 vendedores, as autoridades apreenderam ainda mais de 850 KG de diversos estupefacientes.
Esta é mais uma das recentes atividades das autoridades sobre portais de vendas de conteúdos ilegais na Dark Web. Nos últimos meses, as autoridades têm vindo a focar-se consideravelmente em conteúdos que estão a ser disponibilizados sobre estas plataformas, com o objetivo de identificar os compradores e os vendedores nas mesmas.