Microsoft começa a atualizar kernel do Windows para a linguagem Rust
Durante o evento BlueHat IL 2023, que se realizou o mês passado, o vice-presidente da divisão de segurança e enterprise da Microsoft, David Weston, revelou que a empresa estava a preparar-se para integrar a linguagem Rust dentro do kernel do Windows.
Esta medida iria ter várias vantagens, sobretudo a nível da otimização em geral do sistema. E agora, a empresa parece encontrar-se a seguir a sua promessa. Apesar de ainda se encontrar longe de ser uma adaptação completa para Rust, o programador Mark Russinovich revelou recentemente que, nas builds mais recentes do Windows 11, encontram-se agora partes de código em Rust, indicando que a Microsoft terá começado a programar o mesmo nesta linguagem.
Segundo o programador, o Win32k.sys, um driver usado pelo Windows 11, conta agora com partes que se encontram adaptadas em código Rust, no que parece ser uma das primeiras medidas para trazer esta linguagem de programação a mais partes do sistema.
Segundo a Microsoft tinha confirmado durante o evento, não existem pontos de problemas ao adaptar partes do código para Rust, sendo que o mesmo encontra-se a funcionar sem falhas – e parece que isso realmente se verifica, tendo em conta que as builds mais recentes estão ser problemas reportados devido a esta mudança.
De notar que, por entre os motivos pelos quais a Microsoft decidiu integrar Rust no Kernel do Windows, encontra-se o facto de este encontrar-se mais otimizado para sistemas modernos, mas também por fornecer melhorias consideráveis ao nível de segurança.