Elon Musk volta a deixar críticas para a OpenAI

Elon Musk volta a deixar críticas para a OpenAI

Com o crescimento no interesse em tecnologias de Inteligência Artificial, a OpenAI foi uma das primeiras a ganhar mais reconhecimento no mercado. O nome da entidade tornou-se sinónimo de IA em massa, sobretudo devido ao ChatGPT.

Como se sabe, Elon Musk foi um dos cofundadores da empresa, embora tenha acabado por sair da mesma após tentativas falhas de adquirir a totalidade da empresa. No entanto, o mesmo continua a deixar duras críticas contra a entidade, e agora, as mais recentes aplicam-se na evolução da mesma nos últimos anos.

Durante uma recente entrevista com David Faber, Elon Musk indicou que a OpenAI apenas existe porque este terá investido na empresa nos seus primeiros dias. Musk terá investido mais de 50 milhões de dólares na OpenAI antes de ter saído da mesma.

No entanto, depois da sua saída, a startup que começou como uma empresa sem fins lucrativos, passou para uma empresa focada nos lucros, com investimentos de mil milhões de dólares por parte da Microsoft, focando-se em desenvolver o ChatGPT e DALL-E.

Face a este crescimento, Elon Musk deixou recentemente algumas questões, nomeadamente no facto de como uma startup que começou por ser uma entidade sem fins lucrativos pode, legalmente, mudar para empresa focada em lucros com uma avaliação atual de 30 mil milhões de dólares.

mensagem de elon musk sobre OpenAI

Nos últimos meses, Musk tem sido bastante vocal contra as alterações que foram realizadas na OpenAI e sobre a sua direção. Ao mesmo tempo, este deixou também duras críticas para as tecnologias desenvolvidas pela empresa, na forma que as considera como surpreendentemente boas, mas ao mesmo tempo perigosas se mal usadas – algo que a OpenAI também parece ter na mesma ideia, tendo recentemente apelado junto das autoridades dos EUA para que sejam criadas regras relativamente ao uso de tecnologias de IA.