Spotify regista lucros e aumento de utilizadores ativos

spotify logo

O Spotify revelou, durante o dia de hoje, os seus resultados financeiros respeitantes ao quarto trimestre de 2018, com alguns números que superam as expectativas de algumas fontes externas.

De acordo com os dados revelados pela empresa, esta conta atualmente com 207 milhões de utilizadores ativos mensalmente, um aumento face aos 191 milhões registados no último trimestre. Em nível de utilizadores com contas premium, o valor subiu dos 87 milhões para cerca de 97 milhões, enquanto os utilizadores com anúncios aumentaram para 116 milhões.

Como comparação, em igual período do ano passado, a empresa possuía “apenas” 71 milhões de utilizadores com contas premium e 93 milhões em contas gratuitas.

dados do spotify receitas

Em nível de receitas, a empresa registou um total de 1.5 mil milhões de euros e, pela primeira vez na sua história, registou um lucro operacional trimestral de 94 milhões de euros. De relembrar que, em igual período de 2017, a empresa registou perdas de 87 milhões de euros, pelo que os novos valores são bastante positivos para a mesma.

Um dos motivos que a empresa aponta para o aumento no número de utilizadores premium passa pela sua campanha promocional do Google Home, onde era fornecido um equipamento a cada inscrito nos planos familiares da plataforma. Ao longo de uma semana, a empresa aponta que foram registados mais de 7 milhões de encomendas, incluindo o registo de 500 mil utilizadores em apenas um dia.

Estes dados surgem numa altura em que a empresa se prepara para realizar fortes investimentos em podcasts. Os rumores têm vindo a indicar que os planos do Spotify podem passar por integrar mais fortemente podcasts na sua distribuição de conteúdos, temática que também está a ser cada vez mais popular em plataformas de streaming.