EUA e UE criam novo código de conduta para Inteligência Artificial
Com o crescente aumento do uso de tecnologias de Inteligência Artificial, surgem também cada vez mais incentivos para que sejam criadas regras no uso destas tecnologias. E os EUA e a União Europeia chegaram agora a um consenso para a criação do novo código de conduta comum sobre a IA.
Antony Blinken, chefe da diplomacia norte-americana, revelou durante uma conferência de imprensa que os dois continentes vão apresentar um “projeto de código de conduta sobre Inteligência Artificial”.
A ideia será criar um “códigos de conduta voluntários que estejam abertos a todos os países com as mesmas ideias”, sendo que se encontra aberto tanto a diferentes países que pretendam aderir ao mesmo, como também a grandes empresas do setor.
Em comunicado, os dois continentes afirmam que “a UE e os Estados Unidos partilham a visão comum de que as tecnologias de Inteligência Artificial trazem grandes oportunidades, mas também representam riscos para as nossas sociedades”.
A ideia será criar novas regras a aplicar nas tecnologias de IA, de forma a que a mesma tenha um certo regime de legalização e termos que devem ser seguidos para evitar o uso indevido da mesma.