Sony afirma que Cloud Gaming ainda continua a ser difícil de gerir
Encontrávamo-nos em meados de 2014 quando a Sony revelou a sua plataforma de Cloud Gaming, sob o nome de PlayStation Now. E em 2022, a plataforma foi conjugada com o PlayStation Plus Premium, chegando também a mais utilizadores.
No entanto, mesmo quase uma década depois, a própria empresa ainda afirma que existem problemas para resolver com a tecnologia de Cloud Gaming. O CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, afirmou recentemente que a sua plataforma de Cloud Gaming ainda se encontra com algumas falhas técnicas, que são particularmente difíceis de resolver.
Durante uma entrevista ao Financial Times, o CEO afirma que a plataforma de cloud gaming da empresa é excelente do ponto de vista de negócios, mas que ainda é bastante difícil de gerir a nível técnico. Este referiu que um problema em particular que ainda necessita de constante batalha será garantir que a plataforma possui uma baixa latência.
Yoshida afirma ainda que, durante o dia, os servidores da plataforma não recebem propriamente um elevado número de utilizadores. No entanto, no final do dia, este valor aumenta drasticamente – possivelmente devido ao número mais elevado de utilizadores que terminam o dia de trabalho, e pretendem apenas um pouco de tempo para jogar descansados.
O principal problema para o dia a dia da empresa é garantir que os utilizadores possuem acesso ao serviço com a melhor qualidade possível e baixa latência para os diferentes jogos, o que acaba por ser bastante complicado, mesmo nove anos depois do lançamento.
Curiosamente, estas declarações surgem poucas semanas depois das autoridades do Reino Unido terem bloqueado a Microsoft de adquirir a Activision, devido à rivalidade no mercado de Cloud Gaming – com a Sony do lado que, com a compra, esta iria prejudicar as empresas rivais.