Binance pode ter os seus ativos bloqueados nos EUA
Menos de um dia depois da SEC ter processado a Binance, por alegadamente ter atuado nos EUA sem a respetiva autorização, agora as autoridades encontram-se a tentar bloquear todos os ativos da empresa.
A Securities and Exchange Commission lançou um novo pedido urgente para tentar bloquear todos os ativos da Binance, uma das maiores plataformas de criptomoedas atualmente no mercado mundial. A SEC afirma que esta medida teria como objetivo proteger os fundos de todos os clientes da empresa e dos investidores.
A declaração da SEC aponta ainda o facto que a Binance, durante bastante tempo, participou em condutas violentas para o mercado, em desrespeito das leis norte-americanas, e colocando em perigo os investidores e os seus fundos, contornando as leis locais para os seus próprios fins.
Caso a ordem venha a ser aplicada, a Binance e o seu CEO, Changpeng “CZ” Zhao, serão obrigados a fornecer acesso às autoridades a todos os ativos da empresa, juntamente dos seus clientes, bem como a empresa fica impedida de realizar qualquer ação junto das carteiras dos seus clientes.
É ainda requerido que todos os fundos dos clientes sejam movidos para novas carteiras, contendo novas chaves privadas, incluindo as chaves administrativas para a empresa.
Com a ordem, no entanto, os clientes da Binance ainda podem continuar a resgatar os seus ativos financeiros na empresa, portanto a medida não vai afetar diretamente os fundos dos mesmos. No entanto, estes utilizadores não podem mover ou receber fundos das carteiras associadas com a empresa e os seus executivos.
Zhao responde a estas acusações com um retweet de uma mensagem antiga do mesmo, indicando que agora iria ser colocado à prova como a Binance é solvente de todos os seus ativos. Nenhum comentário adicional foi deixado pela empresa.
No entanto, caso o bloqueio dos ativos da empresa seja realmente aplicado, isto poderá ter impacto no funcionamento das atividades da mesma no dia a dia, o que poderá, eventualmente, ter também impacto para todos os clientes da plataforma.
Esta medida surge menos de um dia depois da SEC ter acusado a Binance de atuar nos EUA sem a respetiva licença para tal, e depois de também terem sido criadas acusações contra a Coinbase, neste caso sobre a venda de ativos não registados.