Portal do Microsoft Azure inacessível devido a ataques DDoS
O portal do Microsoft Azure encontra-se atualmente inacessível, no que aparenta ser mais uma vaga de ataques DDoS por parte do grupo Anonymous Sudan contra a empresa.
Nos últimos dias, o grupo tem vindo a realizar vários ataques contra as plataformas da Microsoft, no sentido de prejudicar o acesso às mesmas. Inicialmente com o Outlook, e depois com o OneDrive, agora o alvo parece ser o Portal do Azure, que se encontra atualmente com falhas.
Os utilizadores que se encontram a tentar aceder, apenas verificam uma mensagem de erro, a indicar para tentarem novamente mais tarde.
A empresa confirmou os problemas sobre a sua página de Estado do Serviço, referindo que se encontra a averiguar a situação – no entanto, não foram deixados detalhes sobre quando o problema vai encontrar-se resolvido.
Ao mesmo tempo, o grupo Anonymous Sudan confirmou, via Telegram, que se encontra a realizar o ataque, deixando o portal inacessível. O grupo partilhou ainda uma imagem a confirmar o erro no acesso aos serviços da Microsoft.
De relembrar que o grupo encontra-se a atacar a Microsoft alegando que a empresa terá agido politicamente sobre atividades no Sudão. No entanto, algumas fontes apontam que a origem dos ataques pode não estar diretamente relacionado com estes motivos, mas teria motivações da Rússia.
De notar que, até ao momento, a Microsoft não confirmou que as falhas nos seus serviços estão relacionadas com ataques DDoS, tendo apenas referido que se encontra a trabalhar para repor a normalidade para todos os clientes.