Windows 10 21H2 chega oficialmente ao fim de suporte
A Microsoft encontra-se hoje a lançar uma nova atualização do Windows, focada para o Windows 10 e Windows 11. No entanto, para quem ainda esteja na versão antiga do Windows, talvez seja melhor analisar em que versão do sistema operativo se encontra realmente.
Isto porque, a partir de agora, a Microsoft vai deixar de suportar o Windows 10 21H2. Com isto, esta versão vai deixar de receber as atualizações mensais de segurança e correções de bugs, estando considerada como descontinuada pela empresa.
Quem ainda se encontre nesta versão do sistema é aconselhado a atualizar para uma das versões mais recentes, seja ainda dentro do Windows 10 ou para o Windows 11, de forma a garantir que continua a receber as atualizações regulares.
O Windows 10 21H1 foi lançado na segunda metade de 2021, sendo eu as versões focadas para o público em geral estavam previstas de receber atualizações até hoje. As versões focadas para empresas, nomeadamente a edição Enterprise e Education, ainda vão continuar a manter suporte até 11 de Junho de 2024.
Esta versão do Windows 10 foi lançada, na altura, ao mesmo tempo que a primeira versão do Windows 11. Portanto, se não atualiza o Windows desde essa altura, ou aplicou medidas para impedir essa atualização, talvez esteja na altura de rever as mesmas e atualizar para a versão mais recente.
No entanto, para quem não realize nada, a Microsoft espera lançar uma atualização final, que vai forçar a atualização do sistema para o Windows 10 22H2. O Windows 11 continua a ser opcional, sendo que apenas utilizadores com hardware capaz de suportar o mesmo terão a opção de migrar diretamente para a recente versão do Windows.