Sem fim à vista: comunidades do Reddit vão manter-se em protesto

Sem fim à vista: comunidades do Reddit vão manter-se em protesto

O protesto do Reddit e das suas comunidades era suposto ter terminado, mas atualmente ainda existem muitas comunidades que se encontram inacessíveis, por terem sido colocadas de forma indefinida em privado.

Apesar de algumas comunidades terem começado por participar no protesto apenas por 48 horas, com um número menor a optar por se colocar como privada de forma indefinida, até que o Reddit altere os termos da API, a recente declaração do CEO da empresa não veio ajudar nessa causa.

A principal razão para os protestos do Reddit encontram-se relacionados com a mudança dos termos da API da plataforma, que a partir de agora será paga. Esta medida encontra-se a causar impacto em apps de terceiros, que usam a mesma para as suas atividades, como é o caso da Apollo e Reddit is Fun – que já confirmaram que vão encerrar as suas atividades devido à mudança.

Em protesto, várias comunidades do Reddit criaram um “apagão”, onde foram colocadas como privadas, limitando a visibilidade dos seus conteúdos para a internet. A medida foi realizada por mais de 8000 comunidades, e tinha como “regras” que as comunidades deveriam manter este protesto por 48 horas ou de forma indefinida até alterações nos termos da API.

Muitas comunidades optaram por manter apenas por 48 horas. No entanto, o CEO do Reddit, Steve Huffman, enviou recentemente um memorando para os funcionários da empresa, indicando que o protesto “vai passar”, e deixando claro que a empresa não possui intenções de alterar os seus planos.

Este memorando terá estado agora na decisão de muitas comunidades terem alterado os planos, e invés de se manterem privadas apenas por 48 horas, vão agora passar para um período indefinido.

Entre estas comunidades encontram-se algumas das maiores da plataforma, como o r/Windows, r/windows10 e r/Windows11.

Muitas destas comunidades vão agora manter-se como privadas por tempo indefinido, como forma de protesto contra as mudanças. De relembrar que as alterações da API estão previstas de começar a ser aplicadas a 1 de Julho.