Agências governamentais nos EUA estão a ser alvo de ciberataques

Agências governamentais nos EUA estão a ser alvo de ciberataques

Os ciberataques têm vindo a aumentar consideravelmente nos últimos meses, e entre os alvos encontram-se também as entidades governamentais de diversos países. No caso dos EUA, a CISA alertou hoje que existe um elevado número de agências do pais que foram alvo de vários ataques nos últimos meses.

De acordo com a entidade, estes ataques encontram-se a ser feitos como tentativas de exploração da falha recentemente descoberta sobre o software MOVEit. A entidade afirma que se encontra a fornecer suporte para as agências afetadas pelos ataques, sendo que a grande maioria encontra-se focada na exploração de uma falha recentemente identificada sobre o software MOVEit.

De momento ainda se desconhecem as entidades governamentais que foram afetadas. Também se desconhece se dados sensíveis podem ter sido comprometidos como parte destes ataques, mas foi confirmado que os ataques encontram-se a ser realizados por um “grupo conhecido” de hackers.

Vários especialistas apontam que os ataques realizados com base no software MOVEit foram realizados pelo grupo CL0P, que possui raízes na Rússia. O FBI e a CISA também deixaram o alerta contra o grupo na semana passada devido exatamente à exploração das falhas no software MOVEit.