Autoridades do Reino Unido aprovam compra da iRobot pela Amazon
Em Agosto de 2022, a Amazon confirmava a compra da iRobot Corporation, num negócio avaliado em mais de 1.7 mil milhões de dólares. No entanto, a compra levantou algumas críticas por parte da Autoridade da competição do Reino Unido, a CMA, que terão levado à rejeição do negócio – com a base que poderia prejudicar as empresas rivais no mercado.
No entanto, a Amazon terá contestado esta decisão, e parece que a medida veio agora a ter resultados positivos para a empresa. Isto porque, na mais recente decisão, a CMA aprovou a compra da iRobot por parte da Amazon, terminando assim o caso que se encontrava entre as duas partes e o negócio pendente.
De relembrar que, originalmente, a CMA tinha deixado três pontos principais para negar a compra. O primeiro seria relativamente às preocupações que a Amazon poderia vir a prejudicar outras empresas rivais no mercado com a mesma, tendo em conta o impacto que a iRobot possui.
Além disso, existiam ainda preocupações que a Amazon poderia colocar outras entidades em risco devido ao seu próprio império nas vendas online, face à estrutura da empresa em larga escala.
Por fim, existiam ainda preocupações que, sendo a iRobot uma fabricante de produtos “inteligentes” para o lar, a Amazon poderia causar problemas de competição também para outras empresas que vendem este género de produtos.
No entanto, em análise mais aprofundada, a CMA parece ter agora decidido que a compra não possui os impactos que inicialmente se esperava, tendo assim aprovado a mesma durante esta semana. Em parte a empresa indica que a iRobot possui apenas uma “modesta” percentagem de utilizadores no Reino Unido, e que a compra não iria afetar o mercado.
De notar que, apesar de as autoridades do Reino Unido terem dado a luz verde para a compra, ainda se aguarda a decisão da compra sobre autoridades em outros mercados – o que se espera para os próximos meses.