Apple tenta forçar empresa a alterar logótipo por usar uma maçã
A Apple tem vindo a manter algumas batalhas legais sobre a sua propriedade nos últimos anos, mas existem situações onde a empresa se encontra a alargar essa ideia para alguns extremos.
De acordo com o portal Wired, a Apple encontra-se a processar uma empresa na Suíça, alegadamente por usar um logo que possui características similares ao do conhecido logótipo da maçã.
Fruit Union Suisse é uma empresa que possui quase 111 anos de história, mas que agora encontra-se a enfrentar uma batalha legal com a Apple devido ao seu logo. Esta empresa sempre manteve o mesmo logo em toda a sua história, o que integra uma maçã com as cores da bandeira da Suíça e o reconhecido sinal de “mais” na mesma.
No entanto, a Apple encontra-se agora a exigir que a entidade altere o seu logótipo, alegadamente por conter semelhanças com o da Apple.
Segundo o diretor da Fruit Union Suisse, Jimmy Mariéthoz, a campanha da Apple contra a entidade é considerada como surreal, tendo em conta que a Apple não se encontra apenas a tentar proteger o seu logo reconhecido, mas a colocar qualquer maça como potencialmente um logótipo protegido da marca.
A instituição afirma mesmo que, com esta medida, a Apple pretende ter o controlo de tudo onde esteja indicado o símbolo de uma maçã – seja imagens, vídeos, ou qualquer outro conteúdo – alegando que se trata de uma propriedade da empresa.
Estes géneros de processos da Apple não são recentes, tanto que existem várias empresas a nível global que se encontra a ser forçadas a alterarem os seus logótipos devido a usarem uma maçã – que tecnicamente é uma imagem de domínio público.
Ao mesmo tempo, os dados também demonstram que, por entre todas as gigantes da tecnologia, como a Microsoft, Amazon, Facebook e Google, a Apple continua a ser a que lidera em pedidos de violação da sua propriedade – sobretudo pelo uso de imagens em logótipos.