Discord continua a ser um problema para menores
O Discord é uma plataforma usada por milhares de utilizadores todos os dias, sejam adultos, graúdos ou menores. No entanto, os dados parecem revelar que ainda existem alguns problemas na plataforma no que respeita a segurança de menores.
De acordo com a NBC News, nos últimos seis meses, foram identificados no Discord cerca de 35 casos de adultos em casos graves envolvendo menores, que usam a plataforma para a troca de mensagens com os mesmos. Em pelo menos 15 destes casos, os acusados confirmaram os atos, sendo que os restantes ainda se encontram pendentes.
Além disso, foram ainda descobertos mais de 165 casos onde o Discord é usado como forma de distribuição de conteúdos de exploração de menores, seja para a partilha de conteúdos entre grupos formados para obtenção desses conteúdos, ou para cativar menores a partilharem conteúdos sensíveis.
Num dos casos descritos pela fonte, um menor terá sido raptado, violado e encontrado preso numa cidade dos EUA, sendo que o caso terá começado com mensagens trocadas via o Discord entre o menor e o agressor.
As autoridades do Canadá afirmam que os casos revelados são apenas uma ponta do icebergue, e que existem redes bastante mais extensas e casos que nem chegam a ser reportados oficialmente. Ao mesmo tempo, as autoridades afirmam que não é a primeira vez que surgem casso massivos de exploração de menores a partir do Discord.
Apesar de os casos da fonte terem sido focados para os EUA, estas redes encontram-se igualmente noutros países, incluindo na Europa. Tendo em conta que o Discord é uma plataforma usada igualmente por vários utilizadores menores de idade, esta torna-se um alvo para predadores usarem a mesma como forma de atrair potenciais vítimas.
Ao mesmo tempo, diversas fontes de proteção de menores criticam a falta de atuação do Discord sobre estes casos, bem como da falta de ferramentas que permitam controlar melhor as atividades de menores na plataforma ou limitar a interação com possíveis predadores.
Em contrapartida, o Discord afirma que tem vindo a melhorar as suas ferramentas de segurança para menores, que passam por desativar algumas contas identificadas como estando a usar a plataforma para estes fins.