Asus ROG Ally é mais simples de reparar que a Steam Deck
Ter um novo dispositivo não implica apenas que o mesmo tenha boas características, mas também será importante avaliar a facilidade com que o mesmo pode ser reparado. Afinal de contas, nada pior do que comprar um equipamento apenas para descobrir, mais tarde, que para substituir algum componente necessita de praticamente comprar um segundo modelo.
Felizmente, para quem esteja a pensar comprar o Asus ROG Ally, existem boas notícias. Os especialistas do iFixIt já colocaram as mãos na consola, confirmando que esta é bastante simples de ser reparada – até mesmo em comparação com a Steam Deck da Valve.
Um dos pontos positivos encontra-se na bateria, que pode ser rapidamente substituída com apenas o desapertar de alguns parafusos – ao contrário do equipamento da Valve, que se encontra colocado com cola. Até mesmo para remover os botões direcionais e algumas das placas de circuito do mesmo, este processo pode ser realizado de forma relativamente simples por utilizadores com alguns conhecimentos.
O único ponto negativo apontado pelos especialistas em reparações encontra-se sobre o ecrã, que pode ser algo difícil de remover sem as ferramentas certas. Este encontra-se no local com vários adesivos, que podem tornar complicada a substituição – pelo menos caso se pretenda manter o anterior intacto e funcional.
No entanto, existe algo a ter em consideração. Apesar de ser possível que componentes para o ROG Ally venham a surgir no mercado, a Asus não deixou qualquer compromisso sobre esta disponibilidade – ao contrário do que acontece com a Steam Deck, onde a Valve criou algumas parcerias para esse fim.