NASA pretende integrar assistentes baseados no ChatGPT no espaço
A Inteligência Artificial continua a integrar-se em cada vez mais locais, e agora pode estar a preparar-se para também chegar ao espaço. Ao que parece, a NASA encontra-se a criar um novo sistema, que poderá usar IA para ajudar os astronautas a realizarem algumas das suas atividades diárias no espaço.
Segundo o portal The Guardian, a NASA encontra-se a desenvolver um sistema que vai permitir aos astronautas realizarem ações, experiências e outras tarefas no espaço, usando um modelo de linguagem IA similar ao que se encontra no ChatGPT.
A ideia será criar um sistema em que os astronautas possam ter conversas diretas para realizar as suas atividades diárias, sem que tenham de reportar diretamente para o centro de comandos. Tendo em conta os avanços que foram realizados na IA, esta ideia será algo que se encontra dentro das possibilidades atuais – invés de ser apenas algo que surgiria em filmes de ficção científica.
A NASA espera integrar esta nova tecnologia na Lunar Gateway, uma estação espacial que vai entrar em orbita da lua, para fornecer suporte na missão Artemis. Este sistema iria permitir aos astronautas realizarem atividades sem terem de consultar manuais complicados, usando linguagem direta.
Num dos exemplos, os astronautas poderiam rapidamente resolver problemas de ligação com o centro de comando na Terra, citando apenas o que seria necessário para a IA, sem terem de percorrer manuais de instruções sobre como o fazer.