Siemens Energy e Schneider Electric confirma roubos de dados

Siemens Energy e Schneider Electric confirma roubos de dados

Nos últimos dias, o grupo de ransomware Clop tem estado bastante ativo no mercado, com vários ataques a algumas empresas bem conhecidas no mercado. A mais recente foi a Siemens Energy, que terá sido alvo de roubo de dados derivado da exploração da falha do software MOVEit.

A Siemens Energy encontra-se sediada em Munique, sendo que conta com receitas anuais de 35 mil milhões de dólares. Recentemente o grupo de ransomware Clop confirmou ter obtido dados associados com a empresa, possivelmente obtidos através da exploração da falha do software MOVEit.

De acordo com o portal BleepingComputer, o grupo começou por confirmar o roubo de dados no seu portal da rede Tor, de forma a pressionar a empresa a pagar o resgate e evitar a publicação dos dados roubados. Eventualmente o grupo espera divulgar os dados roubados, embora tal ainda não tenha acontecido.

Em comunicado sobre o incidente, a Siemens Energy confirma o ataque, mas indica que nenhuma informação critica terá sido roubada da empresa. Esta sublinha ainda que as operações continuam como esperado, sendo que os sistemas afetados pelo ataque foram prontamente isolados para prevenir afetar outras áreas da entidade.

Além de ter confirmado o roubo da Siemens Energy, o grupo também indicou ter roubado dados da Schneider Electric, uma empresa sediada em França, do mesmo setor, com receitas anuais de 37 mil milhões de dólares.

Acredita-se que o roubo de dados desta entidade terá sido realizado usando o mesmo formato, através da exploração de falhas do software MOVEit.