Empresas na Suécia multadas por usarem o Google Analytics

Empresas na Suécia multadas por usarem o Google Analytics

A autoridade de proteção de dados da Suécia confirmou ter multado duas empresas no país, em cerca de 1 milhão de euros, por usarem o Google Analytics como forma de monitorizar as atividades dos seus sites. Ao mesmo tempo, a entidade afirma ainda ter deixado o alerta para duas outras empresas pela mesma prática.

Numa decisão conhecida durante o dia de ontem, as autoridades da Suécia confirmaram que usar o Google Analytics para monitorizar os dados estatísticos dos utilizadores viola o Regulamento Geral de Proteção de dados.

Em causa encontrava-se sobretudo a aplicação de medidas para prevenir que os dados dos utilizadores fossem enviados para entidades internacionais, e da falta de medidas de proteção dos mesmos.

De relembrar que o Google Analytics, sendo uma plataforma da Google, armazena muita da sua informação em sistemas nos EUA, que são, segundo as autoridades, considerados um país de risco para manter os dados pessoais dos utilizadores europeus de forma segura.

Esta multa agora aplicada é similar ao que a Meta também sofreu, com uma multa de 1.3 mil milhões de dólares por transferir dados dos utilizadores europeus para sistemas nos EUA.

De notar que a ferramenta da Google já tinha sido, no passado, considerada ilegal face ao Regulamento europeu da Proteção de dados, nomeadamente pelas autoridades na Áustria, França e Itália.

Estas novas medidas podem forçar as entidades que usam o sistema como parte da sua estratégia de análise a ajustarem os mesmos.