Porto da cidade de Nagoya no Japão suspende atividades por ataque ransomware

Porto da cidade de Nagoya no Japão suspende atividades por ataque ransomware

O Japão continua a ser fustigado com ondas de ataques ransomware, e as mais recentes parecem agora estar a afetar as operações do porto da cidade de Nagoya, um dos maiores da região.

De acordo com as autoridades locais, os sistemas do porto de Nagoya terão sido comprometidos num ataque ransomware, o que se encontra a afetar o funcionamento do mesmo e das atividades. Este porto é responsável por quase 10% de todas as transações feitas no Japão, sendo que gere mais de dois milhões de contentores ao longo de um ano.

Este é também usado pela Toyota para a exportação de veículos do Japão para outras partes do mundo, e o recente ataque encontra-se a afetar igualmente as entregas em algumas regiões. De acordo com as autoridades, o sistema Nagoya Port Unified Terminal System, usado pelo porto para o controlo e gestão do mesmo, encontra-se seriamente afetado devido a um ataque de ransomware.

O ataque terá começado no dia 4 de Julho de 2023, quando as autoridades começaram a verificar que os sistemas de controlo do porto começaram a apresentar problemas. Por precaução, os sistemas que ainda estariam a funcionar foram inteiramente isolados.

As autoridades esperam que o sistema esteja reposto durante o dia de amanhã, no entanto, esta medida vai ter graves impactos a nível das operações por mais de 24 horas, o que pode causar atrasos nos envios do porto. Todos os envios e carregamentos encontram-se suspensos até que a situação seja resolvida.

Apesar das autoridades do porto terem lidado com ataques do género no passado, este parece ter sido um dos que mais afetou as operações no registo da entidade. De momento ainda se desconhecem detalhes sobre a origem do ataque ou o grupo responsável pelo mesmo.