Twitter lança novo programa de monetização para criadores de conteúdos
O Twitter revelou que se encontra a lançar um novo programa, focado para criadores de conteúdos, e que irá permitir partilhar os ganhos da publicidade com utilizadores selecionados de forma direta.
Este novo sistema, apelidado de “Creator Ads Revenue Sharing”, basicamente permite que os criadores de conteúdos possam ganhar receitas com base na publicidade apresentada nas respostas dos mesmos.
Este programa encontra-se disponível para os criadores que tenham contas com pelo menos 10.000 seguidores, e tenham ativado as funcionalidades de monetização nos seus perfis, além de terem ainda o Twitter Blue.
De momento o programa encontra-se em fase beta, sendo que apenas alguns criadores terão acesso à funcionalidade. As receitas que os criadores poderão ganhar deste programa varia conforme vários fatores, entre os quais a interação que as suas mensagens possuem e a quantidade de publicidade que surge junto dos seguidores nas respostas.
O Twitter afirma que, com este programa, pretende recompensar os utilizadores que usam ativamente o Twitter para criar uma comunidade melhor, e como forma de incentivo para estes continuarem na plataforma.
A ideia não é única no meio de plataformas sociais. No entanto, surge na mesma altura em que o Twitter também revelou ter perdido mais de 50% das receitas com publicidade nos últimos meses, tendência que parece não vir a melhorar.
Em parte, esta queda das receitas em publicidade surge depois de todas as mudanças que foram realizadas pelo Twitter na sua plataforma, por parte de Elon Musk, e que acabariam por criar alguns receios junto dos principais anunciantes na plataforma.