Microsoft volta a ser acusada de práticas ilegais devido ao Teams
A Microsoft encontra-se a ser alvo de um novo processo na Alemanha, alegadamente por violar as regras da competição no mercado ao integrar o Microsoft Teams com o Office. Esta informação surge apenas alguns dias depois de terem começado a surgir rumores sobre um possível caso da Comissão Europeia sobre o mesmo motivo.
De acordo com a Reuters, a empresa alemã Alfaview, que possui um software de videoconferência, acusa a Microsoft de violar normas de competição no mercado, ao integrar o Microsoft Teams diretamente com o Office, dando uma vantagem injusta para a sua plataforma em comparação com os rivais.
O CEO da Alfaview afirma que a Microsoft incentiva os utilizadores a usarem o Teams, facilitando a integração do mesmo com o Office e o Windows, algo que outras empresas no mercado não podem realizar na mesma escala.
Isto dá uma clara vantagem para a Microsoft, em comparação com as capacidades dos rivais no mercado.
No entanto, a Microsoft foi mais vaga nas suas declarações, deixando a indicação de que a empresa encontra-se ativamente a trabalhar com as autoridades para ajudar na investigação do caso e defender os interesses dos seus clientes.
É importante relembrar que esta não é a primeira empresa que acusa a Microsoft desta tarefa. Em 2020,a Slack também acusou a Microsoft da mesma prática, considerando a mesma anticompetitiva. Os rumores mais recentes apontam que a Comissão Europeia pode abrir em breve uma investigação sobre o caso.