Amazon aceita pagar 25 milhões de dólares por violação de privacidade de menores
A Amazon concordou em pagar uma multa de 25 milhões de dólares nos EUA, depois de ter sido acusada de violar a privacidade de menores sobre a plataforma da Alexa. As autoridades norte-americanas indicavam que a Amazon estaria a fornecer o assistente da Alexa para menores de 13 anos desde Maio de 2018.
Em maio de 2023, a FTC e o Departamento de Justiça dos EUA lançaram a acusação contra a Amazon, pela recolha de dados de menores e uso dos mesmos para fins de publicidade, violando as leis de proteção de privacidade de menores no país.
Foram ainda tidos em conta casos onde a Amazon falhou a eliminar dados de menores, mesmo depois dos pais terem contactado a empresa para remover essa informação. Esta medida terá sido também uma das causas para a acusação das autoridades norte-americanas.
Face a estas acusações, a Amazon concordou em pagar diretamente a multa de 25 milhões de dólares, de forma a dar por terminado o caso. A empresa afirma ainda que, desde então, foram também aplicadas medidas para evitar que a plataforma seja usada e mantenha dados de menores de idade.
Este acordo surge numa altura em que as autoridades norte-americanas encontram-se a apertar o cerco contra grandes empresas, no que respeita à privacidade dos utilizadores, e sobretudo quando existem menores envolvidos.
Ainda de forma recente, outra empresa da Amazon, a Ring, foi também acusada de violar a privacidade dos seus utilizadores, tendo sido multada em 5 milhões de dólares.