Google diz adeus ao Android 4.4 KitKat quase dez anos depois
Depois de quase dez anos, a Google finalmente confirmou o que vai ser o “fim” do Android 4.4 KitKat.
Esta versão do Android foi lançada em Outubro de 2013, na altura contando com várias novidades para os dispositivos que estavam disponíveis no mercado. No entanto, a Google agora confirmou que vai deixar de suportar o sistema a partir de Agosto de 2023, dentro dos Serviços da Google.
Com esta mudança, que coincide com o 10º aniversário do sistema operativo, o mesmo deixa de se encontrar suportado nos Serviços da Google, o que basicamente indica que vai também deixar de receber novidades do mesmo ou suporte para futuras funcionalidades.
Segundo a Google, atualmente menos de 1% dos dispositivos Android no mercado ainda se encontram com o KitKat, e manter o suporte para esta versão nos Serviços da Google começa a exigir um esforço elevado para a empresa sem benefícios para os utilizadores finais.
Com isto, as versões dos Serviços da Google depois da 23.30.99, que deve chegar em Agosto, vão deixar de lado o suporte ao Android 4.4. Os utilizadores que ainda tenham dispositivos com esta versão do Android, teoricamente ainda podem continuar a usar os mesmos, mas vão eventualmente perder acesso a algumas funcionalidades – e até à Play Store.
Esta medida não era de todo inesperada, tendo em conta a idade do sistema. A mesma medida foi aplicada também no passado, em 2021, quando a empresa deixou de lado o suporte para a versão Jelly Bean do Android – com a mesma a ser usada, na altura, em menos de 1% dos dispositivos ativos no mercado.
Os utilizadores que ainda estejam em dispositivos com esta versão do Android devem considerar realizar o upgrade para um dispositivo mais recente, ou em alternativa, adotar uma ROM alternativa para os mesmos, caso exista.