X vai receber grandes melhorias no sistema de pesquisa
A X (antigo Twitter) encontra-se a preparar para grandes mudanças sobre o seu sistema de pesquisa, com Elon Musk a confirmar que vai realizar melhorias drásticas no sistema da plataforma.
De acordo com Elon Musk, a X vai começar brevemente a integrar pesquisa semântica na plataforma, com a ajuda de Inteligência Artificial, para ajudar os utilizadores a encontrarem mais rapidamente aquilo que necessitam.
Este novo sistema de pesquisa vai tentar perceber aquilo que os utilizadores estejam a procurar, invés de se basear apenas em termos específicos – como acontecia até agora. Com isto, os utilizadores podem colocar pesquisas mais abrangentes, com a IA a tentar compreender o que se pretende e a apresentar resultados mais relevantes.
Com isto, os resultados da pesquisa podem não ser apenas os que contenham uma palavra exata, mas também que possam responder a questões dos utilizadores ou que sejam associados com o mesmo tema.
Segundo Elon Musk, este novo sistema ainda se encontra numa fase inicial de desenvolvimento, sendo que se espera que venha a ser disponibilizado para todos os utilizadores em breve – embora não tenham sido deixadas previsões de quando isso vai acontecer.
Este sistema necessita de um modelo de treino específico, que a X aparenta encontrar-se a desenvolver – possivelmente com a nova xAI que Musk também revelou de forma recente. A ideia não é propriamente nova – motores de pesquisa como o Google já implementam este género de pesquisa faz bastante tempo, onde se deixa de basear apenas em keywords para encontrar o conteúdo.
De relembrar que Elon Musk pretende que a X seja a nova app focada “para tudo”, onde os utilizadores possam ter acesso a um vasto portefólio de funcionalidades apenas de um local. A ideia também não é nova, sendo que na China o WeChat é conhecido por realizar exatamente isso. No entanto, vários analistas apontam que a ideia de Musk pode não resultar como o mesmo espera, e a X enquanto plataforma tem vindo a perder um grande número de utilizadores nos últimos tempos.