Comissão Eleitoral do Reino Unido confirma roubo de dados dos eleitores
A Comissão Eleitoral do Reino Unido revelou ter sido alvo de um ataque informático, que terá comprometido a informação de milhares de pessoas que votaram no pais entre 2014 e 2022. Entre os dados encontra-se informação potencialmente sensível dos votantes.
Curiosamente, o caso não é recente, sendo que demorou mais de dez meses para a Comissão Eleitoral do Reino Unido confirmar o roubo depois de terem sido deixados indícios de acessos indevidos aos mesmos. Além disso, a violação dos dados ocorreu faz quase dois anos.
Em comunicado, a entidade afirma que identificou os primeiros indícios de possíveis roubos de dados em outubro de 2022, mas que o roubo teria ocorrido muito antes disso, em Agosto de 2021. Os atacantes terão conseguido aceder aos sistemas internos da entidade, obtendo acesso a dados de email, sistemas de controlo de votação e cópias de registos eleitorais.
Os dados foram ainda retirados dos sistemas afetados, e incluem informação sensível sobre as personalidades a serem votadas e dos eleitores, bem como das diferentes campanhas eleitorais da altura. Em causa encontram-se dados respeitantes a votações realizadas no Reino Unido entre 2014 e 2022.
Entre os dados recolhidos encontram-se nomes, moradas, endereços de email, telefone, conteúdos enviados em formulários de contacto, entre outros. Durante o ataque, os hackers obtiveram ainda acesso a sistemas de email internos da organização, e como tal, a todas as comunicações mantidas entre a mesma.
A entidade afirma que muita da informação acedida já se encontra disponível publicamente, como é o caso do nome e endereço do eleitor. No entanto, ainda existem dados considerados pessoais que foram roubados deste ataque.