Empresas na China investem 5 mil milhões de dólares em hardware para IA
Várias empresas chinesas encontram-se a avançar nos seus esforços para o desenvolvimento de tecnologias de Inteligência Artificial, e de acordo com as mais recentes informações, a NVIDIA parece ser uma das empresas que está a beneficiar da medida.
De acordo com o portal Financial Times, empresas como a Baidu, ByteDance, Tencent e Alibaba estão a realizar compras avultadas de produtos e serviços da NVIDIA, com o objetivo de avançarem com as suas tecnologias de IA.
Estas empresas terão de colocar mais de mil milhões de dólares na compra dos processadores A800 da NVIDIA, e na ideia de avançar com o desenvolvimento de serviços de IA. Espera-se que as empresas comecem a receber estas encomendas até ao final deste ano.
Ao mesmo tempo, as empresas possuem ainda planos para realizar investimentos de mais de 4 mil milhões de dólares na compra de mais produtos para serem entregues em 2024.
De notar que os processadores A800 são os únicos que a NVIDIA pode vender para a China, tendo em conta as restrições aplicadas pelo governo dos EUA. Este é menos poderoso que o mais reconhecido A100, usado em várias entidades para a gestão de tecnologias de IA.
Ao mesmo tempo, tendo em conta a pressão do governo dos EUA e as restrições aplicadas, as empresas chinesas encontram-se a tentar manter o stock de hardware disponível em qualquer formato, o que passa por realizar compras de elevado porte para garantir que possuem hardware suficiente para as suas necessidades de IA.
Espera-se que, durante os próximos meses, venham a verificar-se novamente aumentos nas vendas de GPUs focadas para as tecnologias de IA.