Linux recebe correção contra falhas dos processadores Intel e AMD
O Kernel Linux encontra-se agora protegido contra os mais recentes ataques descobertos para processadores da AMD e Intel.
Recentemente foram descobertas duas falhas, que afetam os processadores da Intel e AMD no mercado, e que são conhecidas como AMD INCEPTION e Intel DOWNFALL. Se exploradas, estas falhas podem permitir que sejam roubados dados dos sistemas, analisando os conteúdos que estão a passar diretamente pelos processadores e contornando algumas das medidas de proteção dos mesmos.
As falhas, apesar de serem consideravelmente difíceis de se aplicar no mundo real, ainda assim são algo que pode afetar a segurança de dados nos sistemas. Os utilizadores do Linux podem, no entanto, ter alguma paz de mente, tendo em conta que a mais recente versão do Kernel agora encontra-se protegida contra as duas falhas.
De notar que tanto a AMD como a Intel lançaram as atualizações de microcódigo para os seus processadores, com vista a corrigirem a falha. No entanto, a correção via software causa um impacto a nível do desempenho dos processadores, e a única alternativa seria modificar o próprio hardware – que tendo em conta o número de processadores afetados, não é uma forma viável.