Google Fotos vai receber novas funcionalidades de IA nas memórias

Google Fotos vai receber novas funcionalidades de IA nas memórias

A Google tem vindo a investir consideravelmente na integração de IA nas suas funcionalidades e serviços, e um dos que beneficia de tal é o Google Fotos. A aplicação de armazenamento e gestão de conteúdos multimédia já possuía algumas funcionalidades onde IA era usada para ajudar na organização de conteúdos.

Mas agora, a empresa encontra-se a revelar algumas novidades para aproveitar ainda mais a tecnologia de IA, facilitando a tarefa dos utilizadores criarem memórias dos seus eventos no dia a dia.

A funcionalidade de “Memories” do Google Fotos foi introduzida na plataforma faz cerca de quatro anos, e atualmente é usada por meio milhão de utilizadores todos os meses. A mesma seleciona fotos e vídeos dos utilizadores, e cria eventos de memórias focados nos mesmos.

Agora, a Google vai focar-se ainda mais nesta funcionalidade, movendo a mesma como uma opção da barra de navegação do serviço, e permitindo aos utilizadores acederem mais rapidamente aos conteúdos da mesma. A empresa destaca ainda o novo “co-author”, que permite criar memórias partilhadas com amigos e familiares que também usem a plataforma.

As memórias desses amigos e familiares são também usadas para melhorar os conteúdos de todos, preenchendo alguns pontos em falta ou introduzindo detalhes sobre os mesmos. Obviamente, a empresa vai usar IA para selecionar os melhores conteúdos dos utilizadores, bem como identificar as cenas que sejam apresentadas nas fotos e vídeos.

A empresa espera ainda melhorar o sistema de partilha de memórias, de forma a facilitar a tarefa de partilhar os conteúdos em outras plataformas. Por exemplo, as memórias podem ser rapidamente convertidas num vídeo, que pode depois ser partilhado em apps de mensagens diretas como o WhatsApp ou Messenger.

As novidades, para já, vão ser focadas para utilizadores nos EUA, mas espera-se que venham a chegar para mais utilizadores em outros países durante os próximos meses.