Take-Two força à remoção de mod para GTA V
A Take-Two obrigou ao encerramento de um mod para GTA V, que usava Inteligência Artificial para permitir aos jogadores terem conversas interativas com qualquer NPC no jogo.
De acordo com o portal Eurogamer, o mod “Sentient Streets” permitia aos jogadores terem a possibilidade de conversar com qualquer NPC em GTA 5, usando IA para obter as respostas que eram ditas para o título. O mod tinha sido criado pelo utilizador “Bloc”, e encontrava-se disponível na plataforma NexusMods e com a sua demonstração num vídeo do YouTube.
No entanto, a Take-Two, empresa mãe da Rockstar Games, terá sem qualquer aviso enviado um pedido de DMCA para o autor do mod, que levou à sua remoção da plataforma de mods e do respetivo vídeo do YouTube.
O autor do mod, Bloc, afirmou que a empresa não terá tentado qualquer contacto com o mesmo antes de iniciar o processo contra a criação. Além disso, a página que continha os detalhes para instalar o mod, alojada no Netlify, também foi suspensa.
O autor afirma que ninguém da Take-Two Interactive contactou antes da medida para avaliar a situação, e que o pedido de DMCA foi enviado sem qualquer aviso prévio. O autor afirma ainda que, sendo um fã de Grand Theft Auto ao longo dos anos, ver esta atitude da empresa é algo que deixa a desejar.
O autor afirma ainda que estaria disposto a falar com a Take-Two Interactive sobre o caso, mas a empresa não se terá demonstrado comunicativa, passando diretamente para a ação contra o mod.
Bloc afirma ainda encontrar-se confuso sobre o motivo que levou à remoção do mod, tendo em conta que não viola qualquer direito de autor da empresa. Apesar de o mod permitir criar conteúdos de vozes usando IA, estas não eram sequer as das personagens no jogo nem usam o áudio do mesmo.