Tiny10 23H2 chega com melhorias e menos uso de recursos
Apesar de a Microsoft ter vindo a realizar melhorias, o Windows 10 e 11 não são dos sistemas mais leves no mercado, o que pode causar problemas em sistemas mais antigos. Na verdade, com o Windows 11, as limitações foram ainda mais apertadas, tendo em conta os novos requisitos de segurança para o sistema.
Felizmente, existem projetos como o tiny10, que ajudam nesse sentido. O tiny10 é uma versão modificada do Windows 10, que foi adaptada para consumir o menor número possível de recursos do sistema. Criado pelo utilizador NTDEV, esta versão pode ser útil para quem tenha sistemas mais antigos que pretenda correr com versões recentes do Windows.
E agora, o tiny10 recebe uma nova atualização, com a mais recente build atualizada para a versão 23H2. Esta nova versão encontra-se agora disponível para download, e chega com várias melhorias face à anterior. Obviamente, a maior será que o sistema encontra-se agora atualizado para a versão mais recente que se encontras disponível.
No entanto, esta versão conta ainda com algumas correções a pequenos ecrãs de erro ou de notificação que poderiam surgir em versões anteriores, associadas com o próprio Windows. O NET Framework 3.5 também é um dos novos destaques, onde se encontra agora a funcionar sem problemas.
Para garantir que o sistema usa o mínimo de recursos possíveis, foram ainda removidas mais algumas funcionalidades desnecessárias, que devem ajudar na tarefa.
É importante ter em conta que projetos como o tiny10 possuem os seus riscos, e apesar de ser relativamente seguro, trata-se de uma versão não oficial do sistema, que foi modificada. Ao mesmo tempo, para usar esta versão continua a necessitar de possuir uma chave de ativação do sistema operativo.